Seguro viagem: saiba sua importância na hora de viajar

Tão importante quanto ao planejamento da viagem e da hospedagem, é o passageiro contratar um seguro viagem ou assistência viagem, afim de evitar que o passeio termine com uma tremenda dor de cabeça.

 

Pesquisa recente indica que 30% dos brasileiros não costumam fazer o seguro viagem, e mesmo para quem sempre contratou o serviço, talvez nunca tenham passado por algum tipo de problema que o seguro viagem não cobria, por isso, é interessante ler todas as cláusulas na hora da contratação.

 

O passageiro tem que saber quais são os benefícios que está contratando no seguro viagem, e se existe alguma situação que pode ficar sem cobertura, esta é a melhor maneira do turista exigir seus direitos, caso venha se sentir prejudicado.

seguro-viagem

 

Quem pretende viajar para os Estados Unidos sem seguro viagem é arriscado, porque no caso de alguém precisar de médico, um atendimento emergencial pode custar alguns milhares de dólares para o turista.

 

Ao viajar para a Europa os países Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Suécia, exigem que os turistas tenham um contrato de seguro viagem, no valor mínimo de 30.000 euros para despesas médico-hospitalares, caso contrário o turista pode ser impedido de entrar no país.

 

O País de Cuba exige também que o passageiro tenha seguro viagem, e a Austrália exige apenas dos estudantes de intercâmbio que tenham o seguro-saúde “Overseas Students Health Cover”.

 

Há muitas maneiras para contratar o seguro viagem, pode ser diretamente na seguradora, na operadora de passagens aéreas, ou, até mesmo através da operadora do cartão de crédito, o importante em todos os casos é que o cliente fique com uma cópia do contrato em mãos, e leia todas as cláusulas que abrangem a cobertura, e quais não cobrem para ter os direitos preservados perante o Procon.

 

Extravio de Bagagens X Seguro de Viagem

Com seguro viagem contratado ou não, o passageiro que tiver extravio das bagagens tem direito a indenização pela Companhia Aérea.

 

Diferença do Seguro Viagem e Assistência Viagem

  • Com o seguro viagem o passageiro precisando de atendimento médico, pode procurar o hospital mais perto para ser atendido e depois tem direito a solicitar o reembolso.
  • Com a assistência viagem o passageiro tem uma central de atendimento que indica a rede hospitalar mais próxima onde poderá ser atendido, bastando a apresentação do cartão de cliente sem pagar mais nada.

Antes de assinar o contrato, na dúvida, verifique no Procon a idoneidade da empresa que está contratando.

Nenhuma resposta

ADICIONAR COMENTÁRIO