São José dos Ausentes vira centro das atenções no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é um estado com uma diversidade muito interessante de paisagens. Muitas pessoas comparam o estado com alguns países da Europa, especialmente por causa do seu clima. E uma pequena cidade no interior do estado acabou se tornando destaque nacionalmente e chamando a atenção de turistas do restante do país que adoram o frio.

No último inverno, uma grande nevasca, que durou praticamente 12 horas em alguns dias, acabou transformando uma cidade dentro do Brasil em uma cidade da Europa, Estados Unidos ou outros países que apresentam este fenômeno com uma certa frequência. A neve atingiu várias cidades do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina, e uma das que apresentou a maior quantidade de nesse acabou sendo São José dos Ausentes.

A cidade está localizada em uma região chamada Campos Acima da Serra. A região da serra gaúcha geralmente é relacionada pelos turistas a duas cidades: Gramado e Canela. Gramado acabou se tornando um dos maiores polos turísticos do estado, explorando justamente o frio que faz no local. Mas Gramado está longe de ser a cidade mais fria do RS, e o exemplo é este ano, que não nevou nenhuma vez na cidade da serra enquanto a neve pode ser vista em diversas cidades do interior do estado.

São José dos Ausentes ainda é considerada uma cidade pequena. Não existem muitos atrativos no local, principalmente durante a noite. O clima na região é realmente o mesmo de uma cidade do interior, com pessoas muito receptivas e o verde convidativo do lado de fora das pousadas.

Aliás, as pousadas familiares e as fazendas são os únicos locais para que o turista possa dormir na cidade, já que não existem hotéis propriamente ditos em São José dos Ausentes. As famílias donas dos locais são as responsáveis por fazer com que o turista se sinta em casa, principalmente na hora das refeições, quando eles comem juntos com os hóspedes.

O visitante consegue entrar e contato diretamente com a vida no campo, podendo acompanhar de perto o manejo dos animais, ou ainda as rodas de chimarrão, responsáveis por manter o corpo quente dos moradores e turistas, especialmente durante o inverno.

Existem várias trilhas que podem ser encontradas no meio das matas da região. Além disso, algumas casas e fazendas já foram utilizadas como cenário para algumas produções famosas da Rede Globo, como a novela O Profeta ou ainda a minissérie Casa das Sete Mulheres.

Para chegar ao local, a única forma é pegar um ônibus ou contratar um transporte particular saindo da cidade de Porto Alegre ou ainda das cidades que estão próximas.

Uma Resposta

  1. Scheider 3 anos Atrás

ADICIONAR COMENTÁRIO