Eduque as crianças para a sociedade atual

Jenk Oz, de apenas 12 anos, é CEO do iCoolKid, portal de entretenimento infantojuvenil. Em uma entrevista para a emissora BBC, ele apontou quatro dicas de sucesso para quem deseja crescer na carreira: trabalho em equipe, ênfase à diversidade no ambiente de trabalho, liderança e interação nas redes sociais. Saiba como ensinar essas competências aos seus alunos desde cedo!

dino

Os conselhos do pequeno (grande) Jenk refletem algumas das competências do século 21 exigidas pela educação atual

Rio de Janeiro – RJ, 13/09/2017 –

Recentemente, Jenk Oz, CEO do iCoolKid, portal de entretenimento infantojuvenil, foi entrevistado pela emissora BBC. A princípio, não há nada de extraordinário nessa entrevista – exceto que o CEO tem apenas 12 anos. Quando perguntado sobre dicas de sucesso para quem deseja crescer na carreira, Jenk apontou quatro: trabalho em equipe, ênfase à diversidade no ambiente de trabalho, liderança e interação nas redes sociais.

Os conselhos do pequeno (grande) Jenk refletem algumas das competências do século 21 exigidas pela educação atual. A Estante Mágica separou algumas destas novas habilidades para você ficar bem antenado(a):

Inteligência emocional: “Os CEOs são contratados por seu intelecto e habilidade empresarial – e são despedidos por falta de inteligência emocional”, disse um diretor de seleção de executivos para Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência emocional”. O que esse depoimento nos mostra é que, para ir além das habilidades cognitivas, o profissional deve ter habilidades socioemocionais bem desenvolvidas, conseguindo executar bem seu trabalho. Isso envolve apresentar qualidades como autoconhecimento, autocontrole, empatia e resiliência.

Comunicação: Muitos problemas na esfera pessoal e também do trabalho se devem a falhas de comunicação: aquela frase mal formulada, aquele termo equivocado, a falta de conexão direta com o colega ao lado. Isso se deve a um investimento baixo em comunicação, habilidade de se conectar com diversas pessoas de forma eficaz. Seja para uma apresentação ou para pedir um simples favor, se comunicar bem é essencial para bons relacionamentos em qualquer área da vida.

Colaboração: As empresas se esforçam para colocar em prática este conceito, pois estudos já comprovaram como um ambiente cooperativo aumenta os resultados de uma companhia. A postura meramente individualista já não cabe na nossa era: a competitividade pode, sim, ser saudável, mas em extremo estimula uma boa performance a curto prazo; em termos de resultado geral, isso só atrofia a capacidade de crescimento de uma equipe.

Criatividade: Em plena era de revolução tecnológica, os fatos reforçam: a criatividade é crucial para diversificar a economia e trazer novas oportunidades para o nosso dia a dia. Ser criativo não se limita a pensar novos slogans para uma campanha publicitária: é inovar com o que se tem, pensar em soluções diferentes, não ter medo de arriscar. A criatividade é a força motriz de uma sociedade em desenvolvimento.

Pensamento Crítico: Uma das formas mais eficazes para comprovar uma boa dose de conhecimento é olhar de maneira crítica as coisas ao redor. Não basta reproduzir teorias e dados: é preciso saber o porquê de você enxergar as coisas como enxerga. Isso deixa a mente aberta para novas ideias, novas soluções e, também, traz questões desafiantes – o que mantém nosso cérebro ativo. O pensamento crítico é um raciocínio que traz originalidade à inteligência de cada um de nós.

Gostou? Aproveite e dê uma olhadinha nos projetos pedagógicos da Estante Mágica! Eles trabalham as habilidades do século 21 de uma maneira bem especial. Saiba mais em:

Website: https://goo.gl/s9sSZ7