Istambul é a única cidade do mundo situada em dois continentes

Istambul é a maior metrópole da Turquia onde grande parte da população é de muçulmanos, A cidade ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes.

A cidade é repleta de espetaculares palácios, a começar pelo Palácio Topkapi o 1º dos Sultões Otomanos, construído entre 1475 e 1478 a pedido do sultão Fatih Mehme, com enormes muralhas de 5 km, numa área de 700 mil m², na entrada tem um lindíssimo jardim, é um dos museus mais visitados da Europa.

 

 

No Palácio Topkapi havia cerca de 5 mil pessoas entre a família real, soldados, e criados, além deles, na dinastia do Sultão Murat III, havia mais 1200 mulheres no harém dele, cujo objetivo de cada uma era de dar um filho homem ao sultão, assim, passariam a ser a favorita do sultão.

Palácio Topkapi

Istanbul-Bosphorus

Em outro prédio fica o Tesouro Imperial com as joias mais poderosas do mundo, entre elas o diamante Kasikci, com 86 quilates e 40 brilhantes, algo realmente inacreditável! Os tronos são de ouro decorados com joias, pedras preciosas, pérolas, milhares de rubis, esmeraldas, diamantes e até as adagas, as espadas e as roupas que os sultões usavam tinham bordados com pedras preciosas incrustadas.

 

Quem viajar para Istambul para conhecer um pouco mais das belezas das cidades, é só fazer um cruzeiro pelo Estreito de Bósforo que é a ligação entre o Mar de Marmara até o Mar Negro, única passagem da Rússia, Ucrânia e Geórgia.

Estreito de Bósforo

Istambul-Estreito de Bosforo

Istambul é uma cidade opulenta de grandes riquezas e de histórias como a Torre da Donzela erguida no ano de 1100. Dizem as lendas que o rei trancou a filha na torre, porque havia uma profecia que ela morreria com uma mordida de cobra, o que de fato aconteceu, já que uma cobra estava escondida no cesto de alimentos entregue a ela! Hoje o local é café e restaurante!

Torre da Donzela

Maiden-tower

 Uma dica ao chegar em Istambul, é fazer um city tour com o sightseeing, um ônibus incrível e confortável de 2 andares para ver ao máximo tudo o que a cidade tem a oferecer como os pontos turísticos Taksim, Hagia Sophia, Dolmabahce Palace, Old Pera, Edirnekapi e Kumkapi.

 

Fato curioso acontece em Taksim uma praça imensa no centro da cidade com muito movimento o tempo inteiro, tem estação de metrô, hotéis, restaurantes, e o mais interessante são os engraxates que estão espalhados e esperando engraxar o sapato de um sultão, por isso, a caixa do engraxate é sempre dourada e enfeitada! Muito chique dignas da realeza!

Taksim_Square

 

Curiosidade: Ao contrário do que muitos pensam, a capital atual da Turquia não é Istambul e, sim, Ancara.

Nenhuma resposta

ADICIONAR COMENTÁRIO