O que fazer quando sua bagagem não chega ao destino final

Desembarcar no destino final e não encontrar sua bagagem na esteira de malas é, com certeza, uma das coisas mais frustrantes que pode acontecer em uma viagem de avião. Pois saiba que, a partir do momento em que realizamos o check-in, a companhia aérea pela qual viajamos é 100% responsável pelo extravio ou qualquer tipo de dano causado à mala. Veja essas dicas do que fazer caso aconteça com você em uma próxima viagem:

Registre queixa no aeroporto

Assim que perceber que suas malas não vieram na esteira do desembarque ou que suas malas foram abertas, dirija-se ao balcão da sua companhia aérea. Com o comprovante de despacho de bagagem em mãos, peça para preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), ou Property Irregularity Report (PIR). Depois, registre queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), localizado dentro do aeroporto.

bagagem-extraviada

Monitore a busca

É direito do passageiro acompanhar a busca de sua mala perdida pela companhia aérea. Muitas empresas têm no próprio site o rastreamento online da sua bagagem. Para as que não têm, a dica é ligar todos os dias na própria companhia.

Reparação dos danos

A companhia aérea tem até 30 dias para localizar a bagagem extraviada. Enquanto a mala não é encontrada, a empresa tem que arcar com todas as despesas que o passageiro teve com a perda dos seus pertences. Para isso, guarde todas as notas fiscais referentes a gastos que vier a ter com estadia, alimentação, vestuário e comunicação. Em caso de malas danificadas, as companhias não se responsabilizam por bagagens embaladas de maneira não segura ou cheias demais. Preste atenção nesses quesitos antes de embarcá-las.

Extravio em voos internacionais

Para voos fora do país, a companhia aérea tem que pagar U$20,00 por quilo de bagagem extraviada. Para voos domésticos, o valor da indenização será estipulado por um juiz de maneira mais abrangente possível.

Empresas de turismo

Caso a viagem tenha sido por uma agência de turismo, a empresa, assim como a companhia, também é responsável pela mala.

Essas dicas são do site Passagensm.com.br. Acesse a página para ter dicas sobre: saúde, conforto e viagem; destinos; e melhores promoções de passagens aéreas.

ADICIONAR COMENTÁRIO