Dicas de como tirar um Passaporte

Dicas para tirar o seu passaporte

O passaporte é o documento oficial do viajante. Por mais que existam alguns países que admitem a entrada do brasileiro apenas apresentando sua carteira de identidade, o passaporte pode ser apresentado em todos os casos.

Confira um guia para tirar o seu passaporte rapidamente

Marcação

Todo o processo para tirar seu passaporte começa no sistema de agendamento do Polícia Federal. As pessoas devem marcar um dia e uma hora para comparecer a sede mais próxima da sua residência.

Para fazer este agendamento basta acessar o site http://www.dpf.gov.br/

Basta seguir todos os passos apresentados na tela, preenchendo todo o cadastro. Depois será necessário imprimir o protocolo e também a guia para pagamento da taxa. Este pagamento deve ser feito antes da data agendada.

Documentos necessários

Na tela aparece uma lista de documentos que devem ser apresentados no dia do agendamento. Mas não é preciso levar fotos, já que elas serão feitas no momento da entrevista. As digitais também serão coletadas neste mesmo dia.

passaporte-dicas

Dentre os documentos que devem ser levados no dia da entrevista estão os seguintes:

– Documento de identidade com fotos para todos menores de 12 anos;
– Certidão de nascimento para menores de 12 anos de idade que não tiverem carteira de identidade;
– Título de eleitor e comprovantes do voto na última eleição. É possível conseguir uma declaração no site do TSE;
– Para homens, comprovante de quitação com o serviço militar;
– Comprovante do pagamento das taxas.

Para casos especiais, recomenda-se consulta a página da Polícia Federal.

Prazos de entrega

O prazo atualmente que a Polícia Federal pede para a entrega dos documentos é de seis dias úteis, por isso as pessoas que vão viajar devem contar com este tempo. Em alguns casos o período pode ser maior devido a greves ou problemas internos. Esta informação deve ser sempre confirmada no momento da verificação dos documentos.

Validade do Passaporte

Todo o passaporte tem validade de, no máximo, 5 anos. Portanto, passados cinco anos a pessoa deve fazer a renovação do seu passaporte.

Dicas gerais

Alguns países atualmente exigem que o passaporte tenha, pelo menos, validade de seis meses no momento da entrada no país. Por exemplo, se a pessoa entrar em um determinado país que tenha esta regra no dia 10 de março e o seu passaporte vence no dia 10 de julho, esta possa pode ter a sua entrada barrada.

ADICIONAR COMENTÁRIO