Descubra a Groenlândia a Ilha Coberta de Gelo

A Groenlândia, (também Gronelândia),está localizada entre os oceanos Atlântico e Ártico, a leste do arquipélago ártico do Canadá, é um país autônomo dentro do Reino da Dinamarca.

Geologicamente, faz parte do continente norte-americano, mas politicamente se insere na Europa. Trata-se da maior ilha (que não é um continente, como a Austrália) do planeta, uma capa de gelo cobre 84% do seu território, e também é o país com menor densidade populacional.

 capital Groenlândia

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Groelândia se separou de fato, tanto social como economicamente, da Dinamarca, aproximando-se mais dos Estados Unidos e Canadá. Depois da guerra, o controle da ilha voltou à Dinamarca.

Capital da Groenlândia 

Nuuk (ou Nuuque) é a maior cidade da Gronelândia, nação constituinte do Reino da Dinamarca.

Capital da Groelândia

Qaqortoq

É uma cidade localizada na Groenlândia. Com 3 230 habitantes, é a cidade mais populosa do sul da ilha e quarta maior cidade da ilha.

Qaqortoq no inverno

Qaqortoq no inverno

 Qaqortoq no verão

Qaqortoq no verão

O clima polar (ou clima glacial)

As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30ºC. No verão chegam aos -10 °C e no inverno podem alcançar os -50°C

Cânion gigante sob o gelo

Graças a observações por satélite foi descoberto um cânion de pelo menos 750 km de comprimento e 800 de profundidade sob o gelo da Groenlândia

canion

Esta formação geológica, comparável em parte ao Grand Canyon do Colorado, no oeste americano, provavelmente existia antes que os gelos cobrissem a Groenlândia nos últimos milhões de anos.

canion de gelo

canion groenlandia

Groenlândia

Uma curiosidade: o esporte nacional da Groenlândia é o futebol, mas o país não é membro da Fifa porque não consegue plantar grama para os campos regulamentares!

Uma Resposta

  1. Lugar Certo Imóveis 4 anos Atrás

ADICIONAR COMENTÁRIO